AVISO GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

O Hospital Oftalmológico Pacini Ltda., pessoa jurídica de direito privado, CNPJ: 00.417.089/0001-96, Inscrição Estadual: 07.317.655/001-70, com sede na SEPS 715/915 Bloco A – Brasília/DF – CEP: 70.390-911 (“Hospital Pacini”), entende como extremamente relevantes os registros eletrônicos e dados pessoais deixados por você (“Titular”) na utilização dos diversos sites e serviços do Hospital Pacini, servindo o presente Aviso de Privacidade (“Aviso“) para regular, de forma simples, transparente e objetiva, como os seus dados pessoais serão coletados, utilizados e protegidos.

O presente documento é dirigido a clientes do Hospital Pacini e médicos, cujos dados sejam tratados para finalidade de prestação de serviços de saúde, conforme requisito do art. 9° da Lei n° 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

QUAIS SÃO OS DADOS COLETADOS DOS NOSSOS CLIENTES?

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações que dizem respeito sobre você.

Para viabilizar o atendimento e acompanhamento da sua saúde, coletaremos seu nome, CPF, identidade, endereço, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, estado civil, nome do pai, mãe, cônjuge, e-mail, telefone, cartão de saúde, dados biométricos, telefones para contato, dados sobre o estado de saúde, alergias, imagens de ferimentos, resultados de exames, medicação em uso, e histórico familiar de doenças.

Poderemos também coletar dados pessoais sensíveis como: origem racial ou étnica, religião e orientação sexual ou gênero.

Além disso, dados financeiros (formas preferenciais de pagamento, contas bancárias, valores de exames realizados, vinculação a convênios, etc.) também são coletados. Também poderemos manter gravadas e armazenadas suas mensagens e ligações, inclusive para cumprimento de obrigação legal.

O Hospital Pacini também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), informações sobre cliques, páginas acessadas, termos de procura digitado em nosso portal, dentre outros. Tal coleta é realizada por meio do uso de algumas tecnologias padrões, como cookies.

Para que o Hospital Pacini faça a coleta e armazenamento dos dados citados, será entregue um termo de consentimento para sua leitura e assinatura e que será armazenado junto ao seu prontuário em nossos arquivos e sistema informatizado.

O QUE SÃO COOKIES?

Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o site ou utiliza os serviços on-line do Hospital Pacini.

Os cookies são essenciais para que os websites do Hospital Pacini carreguem adequadamente e permitam que você navegue corretamente.

Os cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com as páginas do Hospital Pacini fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro.

COMO SÃO UTILIZADOS E COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS?

Dados pessoais são tratados pelo Hospital Pacini para diversas finalidades. Abaixo apresentamos as hipóteses em que trataremos as suas informações:

Para o prontuário médico do paciente

  • Todo paciente que nos procura para atendimento médico-hospitalar, seja para fins de consulta ou de realização de exames, faz com que geremos um prontuário médico para si, ou seja, um documento único constituído de um conjunto de informações e imagens relacionadas ao paciente e sua saúde, geradas a partir de fatos relatados, exames, observação da clínica, bem como, relativos à assistência prestada. Nesse documento constam, de forma organizada e concisa, todos os dados relativos ao paciente, como seu histórico familiar, anamnese, descrição e evolução de sintomas e exames, além das indicações de tratamentos e prescrições. Esse documento é sigiloso e de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso e pode solicitar cópia. A nós do Pacini cabe apenas a elaboração e a guarda do prontuário médico.

Para a comunicação com as operadoras de planos de saúde e médicos assistentes:

  • todas as vezes em que o paciente deseja ser atendido ou se consultar com o custeio feito por meio de seu “convênio médico-hospitalar”, ou seja, solicita atendimento médico, consultas, exames a serem feitos por meio de “convênio” ou “plano de saúde”, nós do Pacini  somos obrigados a coletar os dados do paciente e passa-los para a operadora do plano de saúde, bem como, se solicitado for pela referida operadora, devemos também encaminhar cópias de exames e relatórios de consultas;
  • os exames médicos que realizamos são feitos para atender à solicitação de um médico assistente, com quem o paciente se consultou e a quem o resultado do exame é destinado. A boa prática médica diz que os exames devem ser interpretados em conjunto com a clínica médica, pelo médico que assiste o paciente, de modo que, os exames que realizamos precisam ser encaminhados aos médicos assistentes que os solicitaram.

Para a execução de contratos ou diligências preliminares, como:

  • Gestão, administração, prestação, ampliação e melhoramento dos Serviços oferecidos ao Titular;
  • Para o relacionamento e oferecimento de informações relacionadas aos produtos e serviços contratados pelos clientes do Hospital Pacini;
  • Para avaliar se é possível o oferecimento de determinados produtos ou serviços e sob quais condições;

Caso o Hospital Pacini tenha que cumprir alguma obrigação legal ou regulatória, como:

  • Guarda de prontuário médico pelo período de 20 (vinte anos) a partir do último registro, conforme artigo 6º da Lei nº 13.787/2018;
  • Notificação compulsória em caso de suspeita de maus tratos de crianças, conforme artigo 13 do Estatuto da Criança e Adolescente;
  • Coleta de consentimento do paciente para realização de procedimento médico indicando os riscos inerentes ao referido procedimento, conforme art. 22 do Código de Ética Médica;
  • Compartilhamento de dados com o Ministério da Saúde para formação do conjunto mínimo de dados, consoante artigo 47 da Lei nº 8.080/1990 e artigo 4º do Decreto 29/2017;
  • Notificação compulsória de doenças, conforme Lei nº 6.259/1975;
  • Guarda de registro de acesso ao WiFi de Unidades Hospitalares e Laboratoriais, conforme artigo 13 do Marco Civil da Internet;
  • Para a tutela da saúde, em procedimentos que, pelas suas particularidades, dispensam a coleta de consentimento;
  • Para, a depender da emergência da situação, preservar a sua vida e incolumidade física;
  • Nos casos de atendimentos emergenciais, por exemplo, em que a coleta do consentimento para procedimentos de alto risco se torna inviável;
  • Na persecução do interesse legítimo da Hospital Pacini, sempre no limite de sua expectativa, e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos e liberdades fundamentais;
  • Nos casos, por exemplo, dos procedimentos de identificação na recepção das Unidades Hospitalares e Laboratoriais.

Para a condução de atividades que visam prevenir a ocorrência de fraudes, como:

  • A condução de investigações internas, quando houver o envolvimento de dados pessoais sensíveis.
  • Troca de informações com empresas que fazem a verificação de veracidade ou falsidade de documentos, visando, com isso impedir que terceiros possam vir a se passar por outras pessoas;

Por meio de autorização concedida por você, como em processos de:

  • Envio de comunicações para fins informativos;
  • Divulgação de eventos ou realização de pesquisas relacionadas às atividades da Hospital Pacini.
  • Médicos, para a tutela da saúde, em procedimentos que, pelas suas particularidades, dispensam a coleta de consentimento, como por exemplo, nos casos de consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, anestésicos e etc., em que são coletados, por exemplo, dados como altura, peso, hábitos alimentares, pressão arterial entre outras informações.
  • A prestação de serviços de saúde é objeto de muitas regulamentações de órgãos como Conselho Federal de Medicina (CFM), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Muitas dessas regulamentações demandam o compartilhamento dos dados pessoais sensíveis junto aos órgãos de fiscalização ou aos convênios que prestam serviços para os titulares.

Nesses casos, o Hospital Pacini realiza o compartilhamento de dados pessoais com base no cumprimento das obrigações legais e regulatórias, observando os requisitos previstos.

Podemos compartilhar dados pessoais com fornecedores de outros serviços essenciais às nossas atividades, tais como provedores de hospedagem, plataformas de prescrição digital e meios de pagamento, bem como anunciantes ou agências. Respeitadas as restrições legais, podemos compartilhar dados (sempre que possível de forma anonimizada) com anunciantes ou agências parceiras que poderão ofertar anúncios e conteúdo de forma personalizada, de acordo com interesses.

Importante destacar que, em muitas dessas hipóteses, não existe liberalidade do Hospital Pacini sobre o método de compartilhamento, sendo obrigado a utilizar as plataformas e meios disponibilizados pelos órgãos e empresas que recebem os dados.

COMO MANTEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS SEGUROS?

Qualquer dado pessoal em posse do Hospital Pacini será armazenado de acordo com os mais rígidos padrões de segurança, o que inclui a adoção de medidas como:

  • Proteção contra acesso não autorizado a seus sistemas;
  • Acesso restrito de pessoas específicas ao local onde são armazenadas as informações pessoais; e
  • Garantia para que agentes, funcionários internos ou parceiros externos que realizarem o tratamento de dados pessoais deverão se comprometer a manter o sigilo absoluto das informações, adotando as melhores práticas para manuseio destes dados, conforme determinado nas políticas e procedimentos corporativos.

Tais medidas adotadas estão definidas no item 3.1 da Política de Segurança da Informação do Hospital Pacini.

Embora o Hospital Pacini adote os melhores esforços no sentido de preservar a privacidade e proteger os dados pessoais dos Titulares, nenhuma transmissão de informações é totalmente segura, estando sempre suscetíveis a ocorrência de falhas técnicas, vírus ou ações similares.

De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, o Hospital Pacini fará imediatamente a comunicação com as pessoas atingidas e com as autoridades constituídas, comprometendo-se a colaborar com as investigações. Além, de garantia de pleno esforço para remediar as consequências do evento, sempre com a devida transparência a você.

TEMPO DE ARMAZENAMENTO DOS DADOS

Nós mantemos seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir as finalidades às quais os coletamos, para resguardar os direitos do Hospital Pacini, ou para atendimento a obrigações legais ou regulatórias às quais estejamos sujeitos.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos os propósitos pelos quais os dados pessoais serão tratados, o tipo de dado processado e a existência de legislação específica que exija sua guarda e manutenção. Por exemplo, os dados de saúde deverão ser guardados por, no mínimo, 20 anos, contados de seu último registro, conforme Resolução CFM no 1638/02 e do Parecer CFM no 10/09 e Lei 13.787/2018.

Os dados pessoais tratados pelo Hospital Pacini serão eliminados quando deixarem de ser úteis para os fins para os quais foram coletados, ou quando você solicitar a sua eliminação, exceto na hipótese de necessidade de cumprimento de obrigação legal ou regulatória (a exemplo da Lei do Prontuário Eletrônico (artigo 6º da Lei 13.787/2018) que determina a guarda do respectivo documento por, no mínimo, 20 (vinte) anos, a partir do último registro), transferência a terceiro desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados e uso exclusivo do Hospital Pacini, inclusive para o exercício de seus direitos em processos judiciais ou administrativos.

DIREITOS DOS TITULARES DOS DADOS

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais prevê os seguintes direitos (art. 18):

  • Confirmação da existência de tratamento;
  • Acesso aos dados;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade;
  • Portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Titular;
  • Eliminação dos dados tratados com consentimento do Titular;
  • Obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos seus dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;
  • Revogação do consentimento.

Neste ponto, todas as requisições serão oportunizadas de forma gratuita e submetidas a uma forma de validação de sua identidade (para que possamos direcionar o atendimento de requisições, exclusivamente ao titular dos dados).

Para exercer os seus direitos como titular de dados pessoais e esclarecer dúvidas adicionais, por favor, entre em contato com o nosso responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais através do e-mail: atendimento@hospitalpacini.com.br

Informamos também que existe a possibilidade de a sua requisição ser legalmente rejeitada, seja por motivos formais (a exemplo de impossibilidade de comprovação da sua identidade) ou legais (a exemplo do pedido de exclusão de dados cuja manutenção é livre exercício de direito nosso). Nessas hipóteses de impossibilidade de atendimento destas requisições, apresentaremos as justificativas dentro de um prazo razoável.

ALTERAÇÕES

A presente política poderá ser atualizada a qualquer momento, sendo resguardados os direitos do Hospital Pacini em caso de não interesse do titular em obter as informações atualizadas.

CONTATO

Unidade Asa Sul:
SEP Sul 715/915
Conjunto A – Brasília/DF
Telefone: (61) 3214 4777

Unidade Taguatinga:
Pistão Sul, Edifício
Pátio Capital – Taguatinga/DF
Telefone: (61) 3214 4777

SOBRE A PACINI

Desde 1976 conquistamos pacientes e parceiros, graças a uma atuação baseada na excelência médica e na ética. Muitos se tornaram amigos e hoje confiam a saúde oftalmológica de filhos e netos à equipe Pacini – o que, para nós, é a mais legítima expressão da satisfação com os serviços prestados.