Hospital Pacini e o Meio Ambiente
Parceria entre hospital Pacini, Poiato Recicla, UnB e GDF transforma filtros em celulose empregada na produção de matéria-prima artesanal:
Cadernos, esculturas, pesos de papel e afins. Tudo pode virar arte com lixo, nesse caso, a arte se faz dos filtros de cigarros, conhecidos como bitucas. Além disso, a reciclagem gera renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma parceria entre diversas instituições está reciclando as bitucas e gerando matéria-prima para que cidadãos acompanhados por uma Organização da Sociedade Civil (ONG) transforme tudo em objetos prontos para serem vendidos.
Totalmente livre de toxicidade, esse papel é doado para a ONG No Setor para que possam criar peças e gerar renda da venda desses produtos. Esse tipo de ação é obrigatório para empresas que pensam no meio ambiente.
Um dos destaques dessa iniciativa é o fato de a reciclagem utilizar tecnologia 100% brasiliense que, por meio de um processamento inovador desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), torna possível fazer essa transformação.
A reciclagem de bitucas de cigarro era algo inédito no Distrito Federal. Desenvolvido no departamento de química da universidade, esse trabalho se caracteriza pelos benefícios ambientais com foco em ações de educação ambiental, que acabou por culminar em iniciativas de inclusão social e geração de renda. Todas as etapas da reciclagem foram criadas por um ex-aluno em parceria com um professor. Ao fim, resulta no aproveitamento quase que integral desses filtros.
Estima-se que 7,5 bilhões de bitucas sejam descartadas todos os dias no planeta e que 5,6 trilhões cigarros sejam fumados todos os anos mundialmente. Isso faz desse produto o lixo mais comum na Terra. Os impactos do rejeite irregular desse material são inúmeros. No Distrito Federal, por exemplo, estão os incêndios florestais, principalmente nesse período de seca.
Como forma de apoiar o projeto, o Hospital Pacini instalou 100 lixeiras exclusivas para a coleta dessas pontas em diversos locais do Plano Piloto, onde há maior trânsito de pessoas. O Hospital faz questão de apoiar essa ideia, pois trata-se de uma iniciativa que preserva tanto a saúde das pessoas quanto o meio ambiente, destaca Natália Pacini.
Conheça mais sobre o Projeto seguindo nosso parceiro @poiatorecicla
CONTATO
Unidade Asa Sul:
SEP Sul 715/915
Conjunto A – Brasília/DF
Telefone: (61) 3214 4777
Unidade Taguatinga:
Pistão Sul, Edifício
Pátio Capital – Taguatinga/DF
Telefone: (61) 3214 4777
SOBRE A PACINI
Desde 1976 conquistamos pacientes e parceiros, graças a uma atuação baseada na excelência médica e na ética. Muitos se tornaram amigos e hoje confiam a saúde oftalmológica de filhos e netos à equipe Pacini – o que, para nós, é a mais legítima expressão da satisfação com os serviços prestados.